“Se meu bairro falasse” inicia  atividades com oficinas de fotografia ”Lambe Lambe”

“Se meu bairro falasse” inicia  atividades com oficinas de fotografia ”Lambe Lambe”
7 de dezembro de 2020 Sumara Mesquita

“Se meu bairro falasse” inicia  atividades com oficinas online de fotografia ”Lambe Lambe”’

Bairros da cidade serão protagonistas do projeto que tem inscrição gratuita com oficinas online

No próximo dia 10 de dezembro tem início o projeto “Se meu bairro falasse”, uma iniciativa da empresa ”Cine a Vapor” realizada com o apoio da Prefeitura do Município de Jundiaí e do Governo do Estado , através do Proesc Jundiaí e Proac Municípios, e que, por meio da fotografia, vai contar histórias, causos e curiosidades sobre quatro bairros de Jundiaí, como forma de valorizar o patrimônio cultural da cidade.

Através de encontros online, serão abordados aspectos arquitetônicos, urbanísticos e sociais desses locais como forma de preservação da memória da cidade.

Fazem parte da pesquisa os bairros Vila Arens, Ponte São João, Vila Municipal e Jardim Cica. De acordo com a coordenadora do projeto, Vânia Feitosa, os bairros foram escolhidos por sua importância para o desenvolvimento da cidade e por terem abrigado aspectos interessantes de Jundiaí que acabaram se perdendo com o tempo e por falta de publicações sobre o tema.

Para abertura do projeto, será realizada uma Oficina de fotografia Lambe Lambe em formato online. ”Vamos apresentar na oficina uma breve história da fotografia Lambe-lambe no Brasil, como sua importância e registro no campo do Patrimônio Imaterial”, conta Vânia.

Durante os encontros serão apresentadas técnicas utilizadas pelos fotógrafos Lambe-lambes  e os participantes poderão acompanhar o funcionamento desse tipo de câmera fotográfica, que possui um laboratório analógico preto e branco em seu interior.

Oficina gratuita

A oficina gratuita será ministrada pela dupla Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro, fotógrafos do “Photo na Praça”, projeto que visa trabalhar múltiplos aspectos da imagem fotográfica, seja na produção, ensino, divulgação cultural e pesquisa.

Cássia Xavier é mestranda pela ECA/USP e bacharel em fotografia pelo Senac/SP, e também pesquisadora sobre Fotografia Lambe-lambe/ NEIIM-LEER/USP. Atua na área de conservação e salvaguarda de materiais fotográficos. Já trabalhou para L3 e Museu Paulista/USP, Fundação de Energia e Saneamento, Sesc Memórias e Acervos Particulares. Ministra oficinas de conservação fotográfica, processos fotográficos e desenvolve projetos de fotografia autoral.

Gustavo Falqueiro é Mestre pelo IEB/USP, bacharel e licenciado em Filosofia/USP e bacharel em Fotografia Senac/SP. Atua como educador em cursos de formação artística para crianças e adolescentes, tendo atuado em instituições como Tomie Ohtake, MIS/SP, Anima e Cidade Invertida.

Junto com Cássia formam o “Photo na Praça”, projeto que trabalha múltiplos aspectos da imagem fotográfica, seja na produção, ensino, divulgação cultural e pesquisa.

 

O projeto é realizado com o apoio da Prefeitura do Município de Jundiaí , por meio da Unidade de Gestão de Cultura, e do Governo do Estado de São Paulo, através do Proesc Jundiaí e Proac Municípios.

As vagas são gratuitas, porém é necessária a inscrição prévia pelo Sympla através do link:

https://www.sympla.com.br/oficina-de-fotografia-lambe-lambe—fomato-online__1076931

AGENDA

OFICINA DE FOTOGRAFIA LAMBE LAMBE

Data: 10/12 das 16h às 17h30

Contato com a produção:

Vânia Feitosa

cineavapor@yahoo.com.br

(11) 99700-3120

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*