Gabinete de Leitura faz palestra sobre bibliotecas online

Gabinete de Leitura faz palestra sobre bibliotecas online
26 de janeiro de 2021 Sumara Mesquita

Projeto “Gabinete de leitura, muitas histórias” apresenta palestra sobre bibliotecas em formato online

O próximo encontro do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa vai abordar aspectos históricos das bibliotecas e suas transformações ao longo dos anos. O evento, gratuito, acontece dia 29 de janeiro, das 17 às 19 horas e será ministrado pela historiadora Marisa Midori.

O projeto faz parte da  premiação pelo edital do PROAC Municípios, realizado em 2019, criado para apoiar iniciativas culturais.
A historiadora abordará os seguintes temas:

  • Bibliotecas: questões históricas e conceituais, a partir de uma ideia de Humberto Eco sobre “memória vegetal”;- Itinerários Históricos: as mutações das bibliotecas no curso da história, até o aparecimento de novas instituições, a que podemos denominar “gabinetes de leituras”;
  • Cartografias intelectuais: exemplos de instituições do passado que buscam se reinventar ainda em nossos dias.

Sobre a palestrante:
Marisa Midori Deaecto é Professora Livre-Docente em História do Livro no Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).
Formou-se em História e doutorou-se em História Econômica na Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), onde orienta pesquisas pelo Programa de Pós-Graduação (PPGHE-USP).

Lecionou como professora convidada em diversas instituições estrangeiras, dentre as quais, a École nationale des Chartes, a École normale supérieur e a École Pratique des Hautes Études, em Paris.
Recebeu, em 2017, o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Eszterházy Károly, Eger (Hungria), por suas contribuições à difusão da história dos livros e das bibliotecas em uma perspectiva transnacional. Império dos Livros – Instituições e Práticas de Leituras na São Paulo Oitocentista (Edusp/Fapesp, 2011), reeditado em 2019, recebeu o prêmio Jabuti da CBL (1o lugar em Comunicação) e o Prêmio Sérgio Buarque de Holanda, outorgado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro na categoria melhor ensaio social.

Essa oficina é uma contrapartida do projeto “Gabinete de leitura, muitas histórias” e foi selecionado por uma iniciativa na categoria Patrimônio material da Prefeitura de Jundiaí junto à Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do ‘Proac Municípios’ que premiou iniciativas culturais da cidade.

Serviço:
Palestra online de gestão documental
Datas: 29/01/2021 (sexta-feira)
Horário: das 17h às 19h

As inscrições devem ser feitas através do link do Sympla:
https://www.sympla.com.br/bibliotecas-historia-e-perspectivas-na-atualidade—encontro-online__1111942

Acompanhem-nos nas redes sociais:
www.gabineteruybarbosa.com.br
www.facebook.com/gabineteruy
www.instagram.com/gabinete_ruybarbosa

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*