SESC Jundiaí retoma Curso de Jornalismo Comunitário

SESC Jundiaí retoma Curso de Jornalismo Comunitário
25 de novembro de 2019 Sumara Mesquita

Iniciativa partiu de moradores do Jardim Fepasa, que já lançaram primeiro jornal do bairro. Curso agora se abre a outras comunidades.

O Sesc Jundiaí retoma o Curso de Jornalismo Comunitário nos meses de novembro e dezembro. A iniciativa partiu dos moradores do Jardim Fepasa, dentro do Programa Fepasa Viva, que já lançaram o primeiro jornal do bairro em outubro. Agora eles pedem que as aulas sejam retomadas para que mais pessoas, incluindo moradores de outras comunidades, possam ter acesso às noções básicas de comunicação social para a criação de jornais comunitários.

A jornalista Sumara Mesquita, responsável pelas oficinas, informa que o curso é voltado a quem quer conhecer a iniciação ao Jornalismo e também para quem tem intenção de montar o próprio jornal de bairro, da comunidade, de ongs, condomínios, ou ainda de escolas e faculdades.

Ela destaca que a primeira turma, formada por moradores do Jardim Fepasa, já imprimiu seu primeiro jornal  ”É uma felicidade imensa ver um trabalho dessa grandeza ser feito pela própria comunidade’’. E avalia que até mesmo por uma questão de logística, a mídia tradicional não consegue acompanhar de perto tudo o que acontece dentro de um bairro. ‘’O jornal comunitário é uma forma de preencher essa lacuna, valorizando a realidade local com os próprios moradores produzindo conteúdo de forma engajada e independente”. Além do jornal, o curso vai abordar a importância das redes sociais, da fotografia e do projeto gráfico. Esse último tema terá a participação da designer gráfica Rafaela Dardengo, especialista em diagramação e criação de marcas.

André Fossaluza, Agente de Educação Ambiental do Sesc Jundiaí, informa que o curso atende a um movimento do Sesc de desenvolver ações educativas e culturais com a população do bairro que fica ao lado da unidade, reforçando que os temas das atividades têm sido definidos coletivamente com a comunidade.

A força da comunicação

O morador e agente local do Jardim Fepasa, Michel Teza, disse que o aprendizado trouxe enriquecimento aos participantes. ”Queríamos que a cidade nos visse de outra forma. Nosso bairro, até então, era visto de forma muita negativa e vamos lutar pra mudar isso com as várias ações positivas que estamos realizando no bairro e também com a força da comunicação”. Michel conta que o jornal fez tanto sucesso que até um professor renomado de Jornalismo da Puc Campinas, Gilberto Gonçalves, solicitou um exemplar.

As inscrições para o Curso podem ser realizadas pelo Whatsapp (11) 994947109 ou diretamente no inbox das páginas Trilhas da Fepasa ou Agentes da Fepasa, no Facebook.

Fepasa Viva

A ideia do Curso de Jornalismo Comunitário surgiu dentro do contexto do programa Fepasa Viva, lançado em agosto de 2018 com o objetivo de empoderar a comunidade do bairro, onde residem cerca de 380 famílias e 1800 pessoas, conforme cadastro da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social).

Todas as atividades desenvolvidas são articuladas por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, sendo viabilizadas por grandes parceiros, como o Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac e Sebrae), Fundo Social de Solidariedade, Unidades de Gestão da Prefeitura,  Projeto Estudar, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí).

·         Agenda
Curso de Jornalismo Comunitário
De 26 a 29 de novembro

·         E de 17 a 20 de dezembro

(Nos dias 26/11 e 17/12, excepcionalmente, o Curso ocorre na Casa Azul, que fica na rua Jose Carlos Tomé, s/n, na entrada do Jardim Fepasa. Nos demais dias, as aulas são no Sesc)
Encontro sequencial / 20 vagas
Inscrições abertas

O Sesc Jundiaí fica na Av. Antonio Frederico Ozanan, 6600.

Mais informações: Whatsapp (11) 994947109 ou pelo inbox das páginas Agentes da Fepasa e Trilhas da Fepasa

Edição história de lançamento teve exemplares esgotados

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*