Campanha de vacinação contra a Raiva é permanente no Clinicão & Gato

Campanha de vacinação contra a Raiva é permanente no Clinicão & Gato
18 de agosto de 2016 Sumara Mesquita

Avaliação do animal é destaque na Campanha do Hospital que funciona 24 horas em Jundiaí

Cães e gatos de Jundiaí contam com mais uma opção saudável para enfrentar o mês do ‘Cachorro Louco’. Todo animal precisa ser imunizado e para isso pode passar pelo mutirão da prefeitura ou procurar a alternativa da vacinação em clínicas veterinárias, como no Hospital Clinicão & Gato, que oferece atendimento diferenciado.

Antes de ser vacinado, o animal é avaliado para que a equipe tenha conhecimento se há condições de ele receber a vacina. “Animais doentes não podem ser imunizados. A avaliação detalhada pode detectar alguma anomalia que inviabilize a vacinação naquele momento”, explica a médica veterinária Mariane Arakaki.  .

Segundo ela, um cão ou gato adoentado, com diarreia, febre ou simples resfriado, por exemplo, deve ser tratado corretamente e só então encaminhado para a vacinação. “Manter a saúde do animal é nosso objetivo”, afirma a veterinária.

Ela ressalta que a vacina utilizada pelo Hospital Clinicão & Gato é importada dos Estados Unidos e só pode ser aplicada por profissionais especializados, fazendo com que a chance de rejeição ou reações nos animais seja mínima.
Aplicação

A vacina antirrábica deve ser aplicada anualmente em cães e gatos. No caso de outras vacinas, o veterinário definirá cada caso, indicando um protocolo de vacinação adequado. “No Clinicão & Gato montamos um protocolo de vacinação personalizado para as necessidades de cada animal”, destaca Mariane.

O Controle de Zoonoses da Prefeitura de Jundiaí informa que a campanha de vacinação acontece porque ainda há a presença do vírus em morcegos.

A morte dos animais infectados pela raiva é de 100%. “Não há cura ou tratamento para o animal”, afirma a veterinária. No entanto, só a imunização com a vacina pode evitar a contaminação dos animais e a proliferação da doença.

 

Doença controlada no Brasil

Devido a sua importância para a saúde pública, o Ministério da Saúde firmou compromisso com a Organização Mundial de Saúde (OMS) de eliminar do continente latino americano a raiva humana transmitida por cães, enfatizando que a campanha de vacinação antirrábica canina é uma das principais atividades para prevenção de casos humanos, para a interrupção da circulação viral e para o controle da doença no seu ciclo urbano. Com esta estratégia, no Brasil, o número de casos humanos foi reduzido de 73 registros em 1990 para cinco em 2012.

 

Serviço

Com 21 anos de fundação, o Hospital Clinicão & Gato se destaca por oferecer atendimento 24 horas, internação monitorada, exames com resultados imediatos e várias especialidades.

Endereço – Rua Seike Saito, 633 – Vila Lacerda – Jundiaí

Telefone – 11 4582-2239

www.clinicaoegato.com.br

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*