Recurso, viabilizado pelo mandato da deputada Luciene Cavalcante (Psol), será destinado à compra de mobiliário e brinquedos humanizados para a escola
A educadora infantil Paloma Soares, defensora de uma educação pública de qualidade na primeira infância, conquistou uma emenda parlamentar no valor de R$ 238 mil para a Emeb João Fernandes Neto, no bairro Morada das Vinhas, em Jundiaí.
O recurso será destinado à aquisição de mobiliário e brinquedos humanizados, inspirados na abordagem Pikler, que valoriza o movimento livre, a autonomia e o desenvolvimento integral dos bebês filhos da classe trabalhadora.
Paloma conta que o processo teve início em 2024, quando escreveu e enviou o pedido de emenda parlamentar aos assessores da deputada Luciene Cavalcante.
“Enviei o texto em 2024 e, em fevereiro de 2025, durante o encontro de vereadores em Brasília, o Movimento Cardume, do PSOL, reforçou pessoalmente o pedido. Mas a iniciativa nasceu da nossa realidade na creche — da vontade de oferecer um ambiente mais acolhedor e humano para os bebês”, explica a educadora.
O pedido foi atendido e o investimento já está garantido. Nesta sexta-feira (11), às 16h50, a deputada federal Luciene Cavalcante visitará a escola para conhecer o trabalho desenvolvido e os projetos que serão viabilizados com a verba. Em seguida, a parlamentar segue para o S. Camilo.
Às 18h30, na Câmara Municipal de Jundiaí, será realizada uma Reunião Pública sobre a Educação Municipal, promovida pelo mandato coletivo do Movimento Cardume, com presença do deputado Carlos Giannazi (Psol).
Paloma Soares em seminário sobre Educação Infantil na sede do Sindicato dos Bancários em Jundiaí e Região.




