Clinicão & Gato inaugura especialidade em Felinos

Clinicão & Gato inaugura especialidade em Felinos
06/07/2016 Sumara Mesquita

 

Presença de profissional especializada em gatos vai criar oportunidade de agenda exclusiva para donos que buscam cuidados especiais

 

Com o objetivo de acolher a demanda de atendimento especial voltado aos felinos, a equipe do Hospital Clinicão & Gato passa a oferecer  uma agenda com profissional especializada no segmento. Com horários agendados, os gatos poderão receber uma consulta totalmente voltada às suas necessidades. A veterinária Tatiane Pessica é a responsável pelo atendimento. Segundo ela, os felinos são animais muito singulares, com diferenças fisiológicas dos cães e por isso necessitam de tratamento especializado. “Eles possuem diferenças que vão desde a fisiologia, comportamento, metabolização de drogas e patologias específicas, por isso é ideal que sejam atendidos por um profissional com conhecimento especializado”.

 

A criação dessa agenda focada reflete o aumento do interesse dos brasileiros pelos gatos como animais de estimação. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015, os brasileiros estão deixando de dar preferência aos cães para abrirem suas casas e seus corações aos felinos. Ainda que a população de cães continue sendo maior, a de gatos cresce 8% ao ano e em maior velocidade, enquanto a de cães é metade disso. Hoje, no Brasil, há cerca de 52 milhões de cães e 22 milhões de gatos.

 

Nos consultórios veterinários esse aumento está sendo percebido na prática. “Toda semana atendo gatos. Há pouco tempo a maioria dos atendimentos era voltada aos cães”, conta Tatiane.

 

Essa mudança na preferência dos donos de pets se deve às características que os gatos possuem. Em geral, são mais fáceis de serem criados por conta da independência. Além de dóceis e bonitos, também são leais, carinhosos e perspicazes. No entanto, por ser difícil demonstrarem que estão doentes, tornam-se mais suscetíveis ao avanço das doenças. “Geralmente os donos percebem que há algo diferente quando a doença já está bem evoluída. Por isso é tão importante o acompanhamento especializado”, esclarece a veterinária.

 

Vale ressaltar que os tratamentos para os gatos são diferentes dos aplicados aos cães. “Alguns medicamentos podem ser muito prejudiciais e até serem fatais para os gatos, como o paracetamol e alguns tipos de antinflatmatórios, muito comuns em nossas casas”.

 

Aproveitando o amor pelos gatinhos e percebendo a deficiência na grade curricular de algumas faculdades e universidades de medicina veterinária, após a graduação, Tatiane dedicou dois anos na especialização nos felinos que ela aprendeu a gostar com a mãe. “Minha mãe me ensinou a amar os gatos e esse amor se reflete na minha profissão. Somando todos, somos donas de sete gatos’, revela.

 

Alerta para doenças de inverno

Para esses dias mais frios e o inverno em geral, os donos devem ficar mais atentos ao comportamento dos bichanos. É comum que eles tenham menos disposição para tomar água e, consequentemente, fazer xixi. Assim como nos humanos, esse comportamento pode favorecer o surgimento de cistite (inflamação da bexiga). Em gatos machos, esse processo pode ser tão intenso que até a desobstrução da uretra pode ser necessária.

 

Para evitar que os gatos desenvolvam a cistite, os veterinários recomendam que se ofereça água em abundância, com intervalos regulares, ração úmida, mas sem deixar de oferecer a ração seca. E mantê-los em ambiente com temperatura confortável.

Para mais informações sobre o Atendimento Especializado em Felinos, entre em contato com nossa equipe pelo telefone 4582-2239.