Curtas dos projetos “Câmera na Mão” e “Cinema e Literatura” conquistam público e jurados
Mais de 100 pessoas se reuniram no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot, na noite desta terça-feira (31), para assistir à 1ª Mostra de Curtas dos projetos “Câmera na Mão” e “Cinema e Literatura”, idealizados pelo publicitário e cineasta Carlos Zaik.
Voltado para jovens de baixa renda, o “ Desafio Câmera na Mão” foi selecionado pelo Proac. “Criamos o curso não apenas pensando na parte prática, mas também em dar um ganho intelectual aos alunos. Para que esses jovens melhorem sua autoestima e saibam que são capazes de muito”, disse Zaik.
O evento foi uma prévia do Festival de Curtas que acontece em agosto, durante a formatura dos alunos. Na noite de ontem o público e um júri técnico puderam eleger os melhores diretores, produtores, roteiristas, editores, diretores de arte e fotografia e também os melhores atores.
O professor de História Eduardo Pereira, doutor em Educação pela Unicamp, que participou como jurado, disse ter ficado surpreso com a qualidade dos filmes. “Fiquei impactado com o talento e capacidade desses jovens. Os projetos tem realmente alta qualidade”.
A fotógrafa e artista plástica Cristina Hautz, que também fez parte do júri, disse que a iniciativa é incrível e citou o cineasta mexicano Emmanuel Lubeski. “A luz, todos nós enxergamos de alguma forma, mas a sombra só alguns percebem”.
Carlos Zaik lembrou que, embora os projetos enfrentem dificuldades para saírem do papel, o resultado do trabalho de todos os alunos lhe encoraja para avançar ainda mais. “O sucesso da Mostra e o elogio dos jurados e do público nos fazem ter a certeza de estarmos trilhando o caminho certo. Por isso, aproveito para convidar as empresas de Jundiaí a fazerem parte desse nosso sonho”. Ele aproveitou para agradecer a presença dos jurados e o apoio de toda a imprensa regional.
As notas obtidas nesta terça-feira serão somadas às notas da equipe de trabalho dos projetos no Festival de Curtas em agosto, ocasião em que haverá premiação dos melhores alunos em todas as categorias.
O projeto “Câmera na Mão”, promovido pela Ong VidaPontoCom, tem apoio das empresas Destro Atacado, Me.Linda e da Academia Internacional de Cinema. O projeto “Cinema e Literatura” foi criado como contrapartida para a utilização do auditório da Biblioteca Municipal.
Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais dos projetos e no site www.vidapontocom.org.br
Público e júri técnico aplaudem os sete curtas apresentados na noite desta terça-feira (31)