Gabinete de Leitura retoma atividades do projeto ‘’Memórias Literárias’’
Projeto, que ficou paralisado por conta da pandemia, foi premiado com recursos do Proac Editais. Primeira atividade vai debater obras de Franz Kafka.
Pela primeira vez em seus 112 anos, o Gabinete de Leitura Rui Barbosa conquista recursos por meio de Lei de Incentivo Cultural. Com o projeto ‘’Memórias Literárias’’, coordenado pela pesquisadora de patrimônio cultural, Vânia Feitosa, o Gabinete terá seu acervo histórico de 45 mil itens, entre livros, documentos e obras de arte, preservado e difundido para que o público conheça as riquezas que abrigam o prédio já tombado pelo Condephaat.
Após mais de sete meses com as atividades paralisadas por conta da pandemia, o projeto retorna com força total e terá atividades online e algumas presenciais.
O projeto tem como eixo atividades voltadas à Literatura, que estreiam com o ‘’Clube de Leitura’’, coordenado pelo advogado e livreiro Juliano Garcia e que terá como base encontros em roda, com leitura e debate de três livros do escritor tcheco Franz Kafka.
‘’Os textos de Kafka são atemporais. E, aproveitando esses temas que nos são tão atuais, vamos construindo um diálogo com o público e trazendo um olhar mais aprofundado sobre questões como angústia, ansiedade, autoafirmação e direitos humanos’’. Os encontros contam ainda com a participação da psicanalista Adriana Panzan.
Juliano destaca que as oficinas são uma forma de valorizar a história da cidade, ocupando um espaço histórico criado para a Literatura. ‘’O Gabinete está na memória afetiva de muitas pessoas. É preciso reavivar esse sentimento e encontrar um novo significado para esse monumento no coração de Jundiaí’’.
Agenda
‘’Clube de Leitura’’
- 18/11 – Livro “Metamorfose”
- 16/12 – Livro “Um artista da fome”
- 13/01/2021 – Livro “Na colônia penal”
Todos os encontros ocorrem às quartas-feiras, das 19 às 20h30.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link
https://www.sympla.com.br/clube-de-leitura–com-juliano-garcia__1046795
São 30 vagas por encontro, abertas ao público maior de 16 anos, de forma online através da plataforma Skype.
O projeto ‘’Memórias Literárias’’ tem realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Quem foi Kafka?
Introvertido, cético e genial. Estas são algumas das qualidades do escritor nascido em 1883, em Praga, na República Tcheca, que, em menos de meio século de vida, criou narrativas engenhosas e vicerais como A Metamorfose (1915) e O Processo (1925).
O termo “kafkiano” popularizou-se como algo complicado, labiríntico e surreal, como as situações encontradas em sua obra. Toda a obra de Kafka, com exceção de algumas cartas, foi escrita em alemão. O pouco que publicou em vida atraiu rara atenção dos leitores. Somente a partir da década de 1960, a obra de Kafka tornou-se mundialmente conhecida, inclusive no Brasil. O escritor morreu aos 40 anos, vítima de tuberculose.
Entre suas obras mais conhecidas estão os romances ‘O Desaparecido’, ‘O Processo’ e ‘O Castelo’, os contos ‘Na Colônia Penal’, ‘Um Médico Rural’, ‘Um Artista da Fome’ e ‘A Grande Muralha da China’ e a novela ‘A Metamorfose’, escrita em 1912 e publicada em 1915.
Confira todas as ações culturais do Gabinete de Leitura Ruy Barbosa nas redes sociais
Acesse https://www.gabineteruybarbosa.com.br/
ou no Facebook e Instagram Gabinete de Leitura Ruy Barbosa.