Jundiaí contabiliza 21 notificações de Coronavírus

Jundiaí contabiliza 21 notificações de Coronavírus
13/03/2020 Sumara Mesquita

No total, a cidade conta com 21 notificações, sendo 3 casos descartados e 18 suspeitos no aguardo de resultados. Até o presente momento, Jundiaí não registra casos confirmados para a doença.

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade da Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), informa que recebeu, nesta quinta-feira (12), a notificação de três casos suspeitos de infecção pelo Novo Coronavírus, com registro de viagem a países com confirmação de circulação do COVID-19.

No total, a cidade conta com 21 notificações, sendo 3 descartados e 18 suspeitos no aguardo de resultados. Até o presente momento, Jundiaí não registra casos confirmados para a doença.
Todos os suspeitos buscaram por atendimento em saúde, tiveram amostras coletadas e encaminhadas para análise pelo Instituto Adolpho Lutz, com indicação de isolamento domiciliar, conforme as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

PREVENÇÃO
Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por canais de comunicação, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos e particulares.

Todas as medidas tomadas pelo município seguem os protocolos do Ministério da Saúde.
A Prefeitura de Jundiaí também disponibiliza em seu site oficial o Boletim Epidemiológico – Novo Coronavírus com informações atualizadas sobre a situação da cidade.

Jundiaí tem 145,5 mil pessoas como público-alvo da vacinação contra Influenza

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi antecipada, neste ano pelo Ministério da Saúde (MS), em virtude da circulação do Novo Coronavírus. Com o decreto de pandemia determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na tarde desta quarta-feira (11), a medida é fundamental para facilitar a identificação do COVID-19 entre as populações mais susceptíveis. Em Jundiaí o público-alvo determinado soma 145,5 mil pessoas. A oferta da dose terá início no dia 23, em todos os equipamentos da Atenção Básica, durante o horário de funcionamento de cada serviço.

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, a determinação do público é nacional, sendo os primeiros a ser atendidos os idosos, com 60 anos ou mais e trabalhadores de Saúde, a partir do dia 23. “Esse é o maior público, com mais de 50 mil pessoas, que deve procurar o serviço de saúde mais próximo para se imunizar. Desta forma, com o aumento da circulação do COVID-19 no Brasil, caso a pessoa apresente sintomas característicos gripais e já esteja vacinada, as demais cepas de vírus são descartadas, facilitando a identificação”, detalha.

A partir do dia 16 de abril, serão os professores e profissionais das forças de seguranças e salvamento. As crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais, terão as vacinas liberadas a partir de 9 de maio.

O ‘Dia D’ da campanha será no sábado, 9 de maio. As vacinas estarão disponíveis em todas as 35 unidades básicas espalhadas na cidade, durante o horário de funcionamento de cada serviço, inclusive no terceiro turno, disponível nas UBSs Tamoio, Hortolândia, Agapeama e na Clínica da Família.

fonte: Prefeitura de Jundiaí / Jornal de Jundiaí