10 dias de descaso

10 dias de descaso
16 de outubro de 2015 Sumara Mesquita

Irresponsabilidade e ganância dos banqueiros faz greve chegar a seu 10º dia. Na região, 89 agências aderem ao movimento.

O descaso e irresponsabilidade dos banqueiros tem fortalecido a greve dos bancários que em seu 10º dia contabiliza 89 agências da região paralisadas, representando 75% da base do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região. Mais de 11.800 mil agências e 44 centros administrativos participam da greve em todo o Brasil.

Mesmo com a forte mobilização, a greve não sensibilizou os banqueiros. “São dez dias de descaso total e desrespeito com os trabalhadores e com a sociedade”, avalia Douglas Yamagata, presidente do Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região. Segundo ele, os banqueiros são os grandes culpados pela greve. “Eles tem toda a possibilidade de atender nossas reivindicações. Continuam sendo os únicos a ter lucros bilionários, mas insistem na proposta absurda de 5,5%, num valor muito abaixo da inflação”, disse o presidente, lembrando que a categoria pede 16% de reajuste. Até o momento, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não se manifestou e não há perspectivas de retomada das negociações.

Bancos oferecem pouco, mas cobram muito

Os números são realmente impressionantes. Na tabela divulgada pelo Banco Central, sobre juros cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, entre os dias 24 e 30 de setembro, revela as altas taxas anuais cobradas por bancos mais populares e que estão entre os seis maiores do País (BB, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander, HSBC).

Os juros no Itaú chegam a 631,30% ao ano. No Bradesco, a taxa anual é de 494,60%. O levantamento segue com o HSBC, com taxa de 461, 24% e Santander com 432,39% ao ano. Entre os bancos públicos, destaque para o Banco do Brasil com 307,32% de taxa, e a Caixa, a qual cobra 128,22% de juros ao ano nas operações com cartão de crédito rotativo.

(fonte: contracut.org.br)

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*